domingo, 20 de setembro de 2009

Nasrudin visita a India

O célebre e contraditório personagem sufi Mulla Nasrudin visitou a Índia. Chegou a Calcutá e começou a passear por uma de suas movimentadas ruas. De repente viu um homem que estava vendendo o que Nasrudin acreditou que eram doces, ainda que na realidade fossem chiles apimentados. Nasrudin era muito guloso e comprou uma grande quantidade dos supostos doces, dispondo-se a dar-se um grande banquete. Estava muito contente, se sentou em um parque e começou a comer chiles a dentadas. Logo que mordeu o primeiro dos chiles sentiu fogo no paladar. Eram tão apimentados aqueles "doces" que ficou com a ponta do nariz vermelha e começou a soltar lágrimas até os pés. Não obstante, Nasrudin continuava levando os chiles à boca sem parar. Espirrava, chorava, fazia caretas de mal estar, mas seguia devorando os chiles. Assombrado, um passante se aproximou e disse-lhe:
- Amigo, não sabe que os chiles só se comem em pequenas quantidades?
Quase sem poder falar, Nasrudin comentou:
- Bom homem, creia-me, eu pensava que estava comprando doces.
Mas Nasrudin seguia comendo chiles. O passante disse:
- Bom, está bem, mas agora já sabes que não são doces. Por que segues comendo-os?
Entre tosses e soluços, Nasrudin disse:
- Já que investi neles meu dinheiro, não vou jogá-los fora.

O Grande Mestre disse: Não sejas como Nasrudin.

Toma o melhor para tua evolução interior e

joga fora o desnecessário ou pernicioso,

mesmo que tenhas investido muito dinheiro ou tempo neles.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Auto-sabotagem


AUTO -SABOTAGEM
Ontem estive visitando um velho amigo e após a saída de sua casa, passei o restante do dia me perguntando sobre quais mecanismos internos ele se mantem preso, para continuar repetindo toda uma saga de dor, de álcool, deteriorização e autodestruição e mais uma vez, me aparece na mente o tema auto-sabotagem e decidi que tinha de escrever....
Até animais de experiência de laboratório são condicionados e aprendem. Se o cientista colocá-lo numa situação de dor e perigo e vincular estas com choque elétrico, eles vão aprender a evitar o caminho que conduza a estas dores e traumas. Já nós humanos, inteligentes, antenados, estudantes, racionais e etc e tal, erramos, erramos e juramos que nunca mais repetiremos os tais erros e lá na frente, nos vemos repetindo tudo de novo...
E voltam os mesmos relacionamentos, os mesmos colegas de trabalho, a mesma vizinha birrenta, as mesmas dificuldades com dinheiro, a mesma dificuldade em melhorar de vida....
É como se bastasse mudar o cenário e os personagens e esquecemos como foi tudo da última vez, os sofrimentos vividos e as dores sentidas e só voltamos a nos dar conta, quando já é tarde demais e já estamos nos auto-sabotando de novo....Mas por quê?
Quais são as atitudes e circunstâncias repetitivas que sempre nos prejudicam? Qual o elo de ligação para que atraíamos estes padrões de repetição de sofrimento e dor?
É como se tivéssemos um time interno que joga do contra. Não temos só de nos preocupar com os rivais externos, mas principalmente com este time interno detonador que todos temos e carregamos em algum aspecto de nossas vidas.
Há uma gama enorme de emoções negativas associadas ao autoboicote. A culpa, por exemplo, vem em primeiro lugar, quase sempre de mãos dadas com o medo e baixa estima.
Já em 1916, Freud assina um artigo com um título instigante: " Os que fracassam ao triunfar". Ou seja, o pessoal que sofre e morre de medo quando a existência traz satisfação e fica feliz quando ela não dá certo. No texto, ele explica que por algumas razões complicadas, alguns indivíduos tem problemas em desfrutar e usufruir plenamente as possibilidades de satisfação, prazer e sucesso na vida, de um desejo, de uma realização...Conseguir o sucesso, para o dono deste ciclo de insucesso, só traz angústia e ansiedade, porque esta realização possível de plenitude, vai de contra algumas de suas crenças primordiais, entre elas a de que tem direito a felicidade, sucesso, realização de seus desejos...Essas pessoas podem ter nas mãos todas as condições para aproveitar a vida ao máximo, mas talvez elas prefiram não fazê-lo. É uma espécie de medo de ser feliz.
Podemos descobrir o que está por trás da auto-sabotagem ao fazermos perguntas e investigações em nós mesmos, tentando detectar medos, traumas, medos, raivas e registros negativos da infância. Todo este processo de busca interior pode ser auxiliado com ajuda de um terapeuta, uso de floral de bach, automassagem, dança circular, yoga, meditação, tai chi....enfim, há remédio para este processo e estas terapias estão presentes no nosso mundo para nos auxiliar.
O primeiro passo é aceitar a ajuda e a necessidade de curar-se. Como diz o meu amigo, citado no início : "é muito difícil, uma parte de mim quer sair mas outra parte deseja permanecer onde está". Acho que esta frase dele esclarece tudo....O controle da vida está na mão e na condução de cada indivíduo e a vida merece ser plena e pulsante.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

AINDA TOMAREMOS UM CAFÉ JUNTOS

AINDA TOMAREMOS UM CAFÉ JUNTOS

Um professor, diante de sua classe de filosofia, sem dizer uma só palavra, pegou um pote de vidro, grande e vazio, e começou a enchê-lo com bolas de golf.Em seguida, perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e imediatamente todos disseram que sim.O professor então pegou uma caixa de bolas de gude e esvaziou-a dentro do pote. As bolas de gude encheram todos os vazios entre as bolas de golf.O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvir de seus alunos que sim.Em seguida, pegou uma caixa de areia e esvaziou-a dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos, que responderam que o pote agora estava cheio.O professor pegou um copo de café (líquido) e o derramou sobre o pote umedecendo a areia. Os estudantes riam da situação, quando o professor falou:'Quero que entendam que o pote de vidro representa nossas vidas. As bolas de golf são os elementos mais importantes, como Deus, a família e os amigos, com as quais nossas vidas estariam cheias e repletas de felicidade.As bolas de gude são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa bonita, o carro novo, etc.A areia representa todos as pequenas coisas. Mas se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria espaço para as bolas de golf e para as de gude. O mesmo ocorre em nossas vidas. Se gastamos todo nosso tempo e energia com as pequenas coisas nunca teremos lugar para as coisas realmenteimportantes. Prestem atenção nas coisas que são primordiais para a sua felicidade. Brinquem com seus filhos, saiam para se divertir com a família e com os amigos, dediquem um pouco de tempo a vocês mesmos, busquem a Deus e creiam nele, busquem o conhecimento, estudem, pratiquem seu esporte favorito... Sempre haverá tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golf em primeiro lugar. O resto é apenas areia.' Um aluno se levantou e perguntou o que representava o café.O professor respondeu:"Que bom que você me fez esta pergunta, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja nossa vida, sempre haverá lugar para tomar um café com um amigo.'

quinta-feira, 25 de junho de 2009

o filme Revolutionary Road - foi tudo um sonho


Vi este feriado o filme com Kate Winslet e Di Caprio, "foi tudo um sonho", nada com o título em inglês "revolutionary road", e gostei muito do filme. Primeiro os dois estão muito bem e detonam atuando, segundo os diálogos e frases são impactantes e fortes, chegam a ser de pancada muitas vezes as trocas de palavras...

O filme levantou em mim a questão de se levar vida medíocre e aguada....a personagem de Winslet, chamada April, é uma mulher que passa uma vontade de viver plenamente e de aprender cada vez mais e ter uma intensidade nos seus dias, acho que por este motivo, ela foi estudar artes dramáticas, como uma necessidade de escapar da dita mesmice e normalidade ao seu redor. Neste ambiente de estudo, ela encontra Di Caprio, engravida, se casa e tal vidinha que ela tanto rejeita, se instala....

A partir de então, as situações vão engessando as suas vidas e o outrora revolucionário e sedento de descobrir sua real vocação, o personagem de Leonardo, é o primeiro a se deixar paralizar e estagnar, enquanto April, observa o mundo entediante de sua janela e percebe o gesso vindo em sua direção...
Ela não aceita este engessamento e luta e grita e esbraveja...
Ecos de sua voz ainda estão na minha mente...
Paga-se um preço pra se libertar...
Fiquei me questionando sobre isto, e tem uma frase que April grita no meio de uma das cenas:
"é preciso força de caráter para se viver o sonho que se deseja" e eu olho ao meu redor e muitas vezes em minha própria vida e vejo, que o engessamento tomou partes dos sonhos e objetivos.
Engraçado que tem um personagem, o filho da grande atriz Kathy Bates, ele tem distúrbio psiquiátrico e é tido como doido, mas é o único que entende as inquietações e medo da padronização que o casal quer fugir, servindo como ponto paradoxal. Já que todo mundo supõe que um maluco nada entenda de normalidade...muito interessante mesmo este questionamento abordado.

Tudo ao redor dos dois jovens, revela indícios de algo careta, atrasado, certinho demais e chato demais, mas que infelizmente a maioria dos normais adora e busca e anseia, mas que representam a perda de identididade e vontade de viver.
Recomendo a todos os que ainda buscam algo de novo em suas vidas, ou que desejam quebrar barreitas...vejam o filme.

Normose

NORMOSE

Entrevista do professor Hermógenes, 86 anos, sobre uma palavra inventada por ele que me pareceu muito procedente: ele disse que o ser humano está sofrendo de normose, a doença de ser normal.

Todo mundo quer se encaixar num padrão. Só que o padrão propagado não é exatamente fácil de alcançar. O sujeito 'normal' é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido. Bebe socialmente, está de bem com a vida, não pode parecer de forma alguma que está passando por algum problema.

Quem não se 'normaliza', quem não se encaixa nesses padrões, acaba adoecendo.

A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento.

A pergunta a ser feita é: quem espera o quê de nós? Quem são esses ditadores de comportamento a quem estamos outorgando tanto poder sobre nossas vidas?

Eles não existem. Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado. Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha 'presença' através de modelos de comportamento amplamente divulgados. Só que não existe lei que obrigue você a ser do mesmo jeito que todos, sejam lá quem forem todos. Melhor se preocupar em ser você mesmo. A normose não é brincadeira. Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer o que não se precisa. Você precisa de quantos pares de sapato? Comparecer em quantas festas por mês? Pesar quantos quilos até o verão chegar?
Freqüentar terapeuta para bater papo?

Não é necessário fazer curso de nada para aprender a se desapegar de exigências fictícias. Um pouco de auto-estima basta. Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras bovinamente, e sim, aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo.

Criaram o seu 'normal' e jogaram fora a fórmula, não patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser original. Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros. É fraude.

E uma vida fraudulenta faz sofrer demais. Eu simpatizo cada vez mais com aqueles que lutam para remover obstáculos mentais e emocionais, e a viver de forma mais íntegra, simples e sincera.

Para mim são os verdadeiros normais, porque não conseguem colocar máscaras ou simular situações. Se parecem sofrer, é porque estão sofrendo. E se estão sorrindo, é porque a alma lhes é iluminada.

Por isso divulgo o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Você tem um amor?

Você tem um amor?

" Quem não tem uma namorada tirou ferias de si mesmo.
Namorada de verdade é raro, uma árdua conquista. Necessita de pele, saliva, lagrima, quindim, briga e
filosofia. É fácil a paquera, gabiru, flerte o caso, transa e até paixão. Mas quem tem um amor, tem que ter
namorada. Ela não precisa ser a mais bonita, só tem que ser muito gostosa. Aquela a quem se quer proteger,
e quando chega perto de dar o primeiro beijo, treme igual gelatina. Não é uma relação bandoleira, mas de verdade. Se você tem três pretendentes, duas paqueras, um envolvimento, duas amantes, quatro casos e uma transa todo dia, mesmo assim, pode não ter uma namorada.
Quem não tem uma namorada, é quem não tem um amor assaltando pensamentos no meio do dia, não
tem com quem contar, não sabe o gosto de andar na chuva brincando, nem cinema sessão das duas
driblando o trabalho, não come sanduíche de padaria, banho de cachoeira e não gosta de musica.
Não tem namorada quem transa sem carinho, que quando é acariciado não fica com vontade de virar
sorvete ou lagartixa, quem ama sem alegria. Não sabe ficar de mãos dadas, carinho fora de hora. Não sabe a
emoção de ganhar ou dar uma flor inesperada, de ler poesia bem devagar, de rir junto ao falar ao mesmo
tempo. Não sabe planejar viagem 'a Escócia, Florestinha, Rio, Estados Unidos de bonde, charrete, avião,
ônibus, carro, tapete magico, nuvem, cavalo alado ou foguete interplanetário se for a Marte.
Só não tem namorada quem não gosta de dormir agarrado, não sopra um machucado, não faz sesta
abraçado, não gosta de falar do próprio amor e não fica longos minutos olhando o mistério de ser amado
dentro dos olhos de quem ama.
Não tem namorada quem ama sem gostar, gosta sem curtir, curte sem aprofundar, transa sem esperar ir
junto ou pensar que alcançou o céu imaginário.
Quem não tem namorada, ama sem dedicar, convive sem brincar, quem vive repleto de obrigações, quem
tem medo de ser afetivo, quem confunde solidão com estar sozinho e em paz.
Se você não tem uma namorada, aprenda a andar de alma e coração estouvado, descubra um jardim
para olhar, acorde com gosto de caqui e sorria para quem passar na janela. Ponha intenções de querer
nesses seus olhos e beba licor de sonhos acalentados.
Se você não tem namorada, é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário. Não
percebeu ainda, num momento qualquer, que tudo faz sentido.
Então, ENLOUCRESÇA!"
(Artur da Tavola)

terça-feira, 9 de junho de 2009

dica de livro de Espanhol e Inglês

amigos e alunos,

recebi estes dois livros e adorei os mesmos...com textos, áudio cd, exercícios e gramática inserida. Pode ser utilizado como reforço, leitura de textos, atividades extras e por quem deseja se atualizar nos idiomas.

- Inglês
série Brasil
Amadeu Marques
editora ática
ensino médio/volume único

- Espanhol
série Brasil
Ivan Rodrigues Mrtin
editora ática
ensino médio/volume único

sexta-feira, 5 de junho de 2009

nutrição e alimentação

Tenho antecedentes genéticos de colesterol, triglicerides..enfim...preocupado com a qualidade de minha vida, iniciei série de oficinas de nutrição e alimentação saudável e gostaria de dividir com com vc...
A nutrição se diferencia de alimentação. Pois nem sempre comemos o que tem nutriente. Geralmente, tem gente que come de tudo, menos nutrientes, haja visto os viciados em salgadinhos, doces, refrigerantes e etc.
Os princípios da nutrição envolvem: variedade ( para ter várias fontes de nutrição), quantidade (pois cada um tem seu próprio consumo e no seu volume) e qualidade nutricional e de higiene.
Sendo assim, destaco:
- comer sempre com alimentos coloridos
- variar o cardápio
- quanto mais natural, melhor o alimento
- cada tem pessoa tem sua própria necessidade
- comeu a mais engorda, independente da fonte ( fruta, legume, carboidrato,etc)
- dietas malucas são perigosas e não oferecem nutrientes
- cuidado com alimentos contaminados e manipulados na rua
- comer bem evita: diabetes, hipertensão, obesidade, câncer, doenças hepáticas e cardiovasculares e digestivas
- herança genética de doenças pede o dobro
- não adianta só comer bem, tem de se movimentar, ao menos 3 vezes por semana
- sem disciplina toda dieta vai por água abaixo
- o ideal seria comer 6 vezes por dia, sendo 3 refeições e 3 lanches ( iogurte, frutas e legumes)
- não comer vendo tv, se perde a noção de quantidade
- cada garfada pede minimamente 10 mastigadas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

neurolinguística


Como terminei de ler um livro sobre neurolinguística aplicada à pedagogia, achei importante escrever sobre o tema.
Na maioria das profissões, o domínio de um idioma estrangeiro sempre contou pontos positivos no currículo. Antigamente, eram poucos os funcionários que dispunham dessa vangagem e a eles recorriam os colegas quando precisavam traduzir textos. Falar outra língua, principalmente o inglês, tormou-se uma obrigação para quem pretende subir na vida. Mas já sabemos de empresas, que pedem uma segunda língua de acordo com o foco de megócios da mesma. Vivemos fases de onda do espanhol, ora francês, ora alemão e tem surgido a onda do mandarim. Só que não basta apenas ler, tem de saber escrever e falar bem. Nos anos 70, para alguns cargos, as empresas exigiam apenas conhecimento por escrito em outros idiomas. Com o avanço da tecnologia, o ritmo dos negócios mudou e aumentou a exigência por influência, pronúncia e conhecimento da cultura do interlocutor. Fluência não significa dispor de um vocabulário imenso, significa dominar amplamente o vocabulário usado na profissão que trabalha ou área que atua.
A primeira pergunta que surge a quem se impõe o desafio de falar outro idioma fluentemente é: será preciso passar um tempo no exterior? não necessariamente. Eu mesmo, só vim viajar para Europa aos 23 anos e já falava 3 línguas bem. Um bom começo, e isto eu insisto muito com meus alunos, é descobrir qual o seu canal de aprendizagem e identificar as estratégias que funcionam melhor para cada tipo de pessoa. Alguns aprendem melhor lendo, outros ouvindo, outros memorizando. Cada um deve descobrir com quais técnicas se afina melhor e assumir o controle de seu aprendizado.
Eu gosto muito de ver filmes sem legenda, escutar músicas com letras, ler revistas e assistir youtube.
Importante destacar que não existe milagre, tem de ter dedicação e esforço.
Verdade que algumas pessoas tem mais facilidade que outras, e quem já fala uma língua, tem mais facilidade de aprender outra, mas considero importante também ter interesse pela cultura do país . Mas como já dito, mesmo numa imersão o aprendizado não acontece por osmose é é preciso dedicação para aprender a raciocinar em uma nova língua.
Mantenha-se motivado e busque formas de prazer para ajudar no aprendizado, estudos de neurolinguística comprovam que aprende melhor quem sente prazer e alegria...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A inveja

Gostaria de partilhar com vocês a experiência vivida esta semana no meu grupo de floral de Bach...é realmente impressionante o processo de desassociação que estabelecemos do nosso centro ao longo da vida...desde pequeninos já vamos recebendo aqueles famosos "você não pode", ou "você isto", "você aquilo"....e agente vai se moldando com estas frases limitantes e modelos preconcebidos dos outros....e resulta no que cada um é hoje..tem gente que consegue ao longo da jornada, se superar, crescer, transmutar e se auto edificar..outros, porém, se deixam estagnar e se tornam robôs, vivendo inconscientes e limitados e de maneira medíocre....
Na terapia desta semana, surgiu muito a energia da inveja...e algumas pessoas relataram suas vivências e dificuldades com este sentimento e mais uma vez, retomo a questão de que cada um reaje diferentemente na vida...
Fulana, conta que desde pequena se sentia menor que as outras, como se todos os seus colegas, em algum aspecto de suas vidas, tinham algo mais que ela e isto fez com que ela desenvolvesse ao longo da estrada, uma inveja que ia desde os cabelos mais bonitos ao tênis all star da vizinha de sala. Ela era capaz de emitir e vibrar as energias mais negativas possíveis invejando estas coisas...
Beltrano, conta que não suportava a idéia de ter um colega de sala que fosse mais brilhante que ele, e a inveja era tão grande, que ele era capaz de inventar calúnias deste colega mais notável, e espalhar esta mentira (que se tornava verdade), por todo o colégio, entre colegas...Ao se tornar adulto, ele fazia o mesmo processo de caluniar e destorcer fatos prejudicando pessoas, parentes, qualquer um que pudesse parecer melhor que ele...
Eu contei que meu pai sempre dizia, que se tivesse um colega de sala ou de natação ou de inglês, que tivesse uma notoriedade e inteligência singulares, que eu me aproximasse dele para poder aprender com ele, usando seu exemplo positivo como modelo de auto gestão e auto crescimento.
Ele completava, não inveje, trabalhe e edifique isto dentro de você.
Graças a Deus, meu pai nisto acertou, ele pode ter cometido vários erros, mas este não. E durante esta sessão de terapia do grupo, eu senti que dentro de mim estas palavras dele foram positivas e me fizeram bem.
Também pudemos perceber, que o invejoso na verdade é uma pessoa de baixa estima, infeliz e impotente, muitas vezes ele cria uma capa de superioridade e super poderes, mas internamente, só ele sabe como tem tijolos faltando na sua estrutura de suporte.
Então, eu acho que agente pode dar uma revisada na estrutura interna para tentar ver o que está faltando para ajustar e consertar-se. E se agente tem ao redor, pequeninos que estamos ajudando a construir, ter cuidado na hora de edificar estes pequenos seres.
Temos uma série de terapias alternativas que podem nos ajudar nestas revisões:
floral de Bach, automassagem, dança circular, yoga, meditação, tai chi chuan, alimentação natural, fazer seu mapa astral....A medicina convencional não vai cuidar da sua alma, nem o divã e seu eterno blá blá blá.
O divã traz apenas a consciência racional do processo da doença, mas não te leva dentro do processo no ponto mais profundo do mesmo...não te leva a tua alma...
E o que agente precisa cuidar antes de tudo, é da doença da alma....pois a doença antes de chegar no físico, ela primeiro atingiu a alma...energeticamente já se fazia presente.
Vivamos todos em paz e com saúde.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Seminários e mostras de Turismo

Neste mês de maio de 2009, Recife abrigou dois eventos considerados importantes para os profissionais e estudantes de Turismo, principalmente porque esta área acadêmica foi alargada com os cursos de Hotelaria, Gestão de Turismo, Eventos, Relações Públicas, Moda e Gastronomia. Ou seja, uma gama enorme de pessoas com muitas novidades e temas para estudar, discutir e debater....Entretanto, estive envolvido nos dois e fiquei bastante preocupado com o nível de desorganização e bagunça envolvendo os mesmos. No primeiro, o Seminário de Turismo e Hospitalitade, lotou o Centro de Convenções no início de maio e participei como professor convidado. Fui feliz para o evento e saí triste. Logo no início, a zorra, desorganização e falta de preparo das recepcionistas era gritante e sofrível. Minutos antes de iniciar as atividades, os kits ainda estavam sendo organizados e o clima era caótico. Os convidados (como eu) não tinham as credenciais nem as camisetas. E não sabia-se quando iriam chegar. Entrei assim mesmo, pois já estávamos atrasados mais de meia hora. Outro detalhe grave, era a falta de preparo dos estudantes para um evento daquele porte, parecia mais uma feira de mangaio do que um evento reunindo todos os cursos atuais deste setor do Turismo. Havia tudo, menos respeito aos temas abordados. Isto me fez pensar sobre dois pontos: a falta de hábito deles em participar de eventos e a falta de preparação deles por parte de seus professores...
Infelizmente o secretário Silvio Costa Filho, fez um discurso político bonito, pautado em bonitas imagens e números de cursos de capacitação, que agente sabe, que na maioria das vezes limita-se a mecanicamente ensinar pessoas de baixa renda a executar determinados trabalhos braçais, mas não se abrange a ensinar a pensar no setor como um todo e no papel de cada um na mistura deste bolo. Haja visto, que quando temos de lidar com os chamados serviços de front do turismo: recepcionistas, guias, guest relations, concierges, reservas...encontramos muitas vezes, profissionais sem conhecimento mínimo de idiomas, comportamento inadequado e falta de conhecimento técnico. Então não adianta mostrar números de inscritos em cursos, se os felizardos participantes, apenas mecanicamente aprendem a executar e adquirir competência apenas para saber fazer...
Felizmente e para deleite de quem ali esteve para aprender, estava presente o escritor e professor Luiz Godoy Trigo, que através de um texto fluente, atualizado, ágil e inteligente, sinalizou como este setor pede estudos e gente capacitada; ainda mais depois desta multidisciplinaridade envolvendo tantos cursos acadêmicos e técnicos. Foi um deleite ouvir seu trabalho.
O resto foi Carnaval.
Já no final de maio, tivemos a Mostra Internacional de Turismo e também fui convidado a participar e confirmar inscrição via página da organizadora do evento. Fiz a inscrição dia 6 de maio e até o dia 23, eu havia tentado de todos os meios possíveis de comunicação, receber o comprovante no evento e participação das oficinas. E não recebi qualquer aviso, desculpa ou explicação.
Diante destes dois fatos, me pergunto, se o Turismo ainda é esta coisa fantasiosa, que muita gente pensa que é um oba-oba de diversão e ganho de dinheiro, sem capacitação, cursos, estudos e aquisição de competências específicas. Perdemos todos nós, que a cada ano , ficamos abaixo dos indicadores de Salvador, Natal e Fortaleza...perdemos todos aqueles que trabalhamos com seriedade, quer no operacional, quer formando e treinando novos aprendizes..Pois desde os anos 80 que escuto, Turismo é o curso do futuro, mas futuro para quem? para os donos das empresas? para os profissionais? para o estado?
Se continuar do jeito que vai...lamento amigo, mas não trará futuro para ninguém...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Eu e Clarice


Clarice morou em Recife quando menina e na praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista, encontra-se uma estátua em sua homenagem...estive por lá e registrei o momento.


“Meu Deus, me dê a coragem
de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites,
todos vazios de tua presença.
Me dê a coragem de considerar esse vazio
como plenitude.
Faça com que eu seja a tua amante humilde,
entrelaçada a ti em êxtase.
Faça com que eu possa falar
com este vazio tremendo
e receber como resposta
o amor materno que nutre e embala.
Faça com que eu tenha a coragem de te amar,
sem odiar as tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo.
Faça com que a solidão não me destrua.
Faça com que minha solidão me sirva de companhia.
Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.
Faça com que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo.
Receba em teus braços
o meu pecado de pensar.”


Clarice Lispector

Clarice Lispector

Viver Feliz


Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.

Clarice Lispector

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Vc já foi no Juazeiro do Padim Ciço?


Desde muito pequeno quis ir visitar à terra de meu padim, mas por falta de oportunidades, nunca vingou o projeto, entretanto, quando eu estava morando no sertão do Araripe, me juntei com duas amigas e fomos passar final de semana nas terras do Crajubá....
Saimos cedinho num sábado e a viagem foi bastante divertida..cada um de nós narrando suas histórias e babados envolvendo nossos alunos e como geralmente professsor não cala a boca, chegamos sem nem sentir ao Juazeiro. As meninas, loucas e desvairadas por compras, já tinham uma lista de objetos a comprar, que ia de panelas à blusas para as tias pernambucanas....eu como parceiro de viagem, andava onde elas iam..só que chegou uma hora que não havia mais parte do corpo que não tivesse sacola ou mochila pendurada e vale ressaltar, que ainda não tinhamos encontrado hotel...Foi então, que um raio de lucidez me tomou e eu decidi ir procurar um hotel, andei cerca de 3 quadras e encontrei hotel central, legal e tranquilo. Voltei para encontrar com as ninjas, que a esta altura já estavam com mais horrores de compras e a lista ainda crescia...eu não sabia onde elas iam colocar tantas compras e nós mal haviamos chegado....enfim, larguei-as e voltei pro hotel, de motoboy, carregado dos dois lados de sacolas, mochilas e panelas....principalmente por causa de Ethienne...
Depois de mais de duas horas no hotel, elas chegaram com mais compras e sacolas...eu já estava me assustando com tudo aquilo e ainda íamos ao Padim...e fomos, andamos, subimos ladeiras, entramos em todas as lojas, fomos no museu, abraçamos o santo, pegamos nas suas roupas e oramos sob seus pés e para variar, mais compras...Me fizeram comprar até colheres de pau, centos de fitinhas de pedidos (destas que amarramos nos braços) e camisas....a maratona terminou já de tardinha e ainda tinhamos toda uma programação noturna a cumprir...
e a ninja da Ethienne, queria encontrar um colega virtual, que iria se tornar real...
Tomamos banho, nos aprontamos e não parávamos de rir e gargalhar ...e fomos ao shopping encontrar o tal moço..ao chegar lá, o moço não era tão moço, já era um vovô e por pura maldade começamos a apelidá-lo de vovó..parecia uma vovozinha de filme...
Mas não sabíamos do que a vovó era capaz de fazer...de início ela se mostrou solícita e amigável, mas eu, com meu 15º sentido, fiquei desconfiadíssimo e me recusei todo o tempo a embarcar na programação noturna que vovozinha havia feito....mas as meninas, todo o tempo diziam: "deixa de ser desconfiado, dá uma chance...." Tolinho de mim, dei a tal chance...
Ao entrar no carro da criatura do além, havia uma mistura impregnada de perfume forte, whisky e cigarro, quase vomitei já neste instante e a minha cara já dizia como feliz eu estava ao embarcar com as meninas...Eu e Patrícia atrás não parávamos de reclamar aos cochichos e Ethienne, bem lady na frente, nos olhava com olhar de reprovação e abuso..nos pedindo com os olhos:fiquem quietos....
Vovozinha nos levou para sua casa e tremi quando entrei na rua da casa dele....a casa ia de esquina a outra, muros com mais de 3 metros e havia no ar, algo de macabro e pesado...Os portões se abriram, o carro adentrou e logo ao descermos do carro, surgiram empregados super desconfiados, servis e com caras de escravos, imaginei que até bolas de ferro eles carregavam nos pés...em seguida, surgiram cães dobermans, enormes e hiper agressivos....e eu disse:" meninas, eu acho que vamos morrer". Ou seria pelas mãos da vovozinha assassina ou pelas bocas dos cães, viciados em comer carne humana.
A vovozinha nos convidou para irmos para sua sala de música, localizada nos fundos da casa e para meu pânico, à prova de som....A esta altura, eu já estava quase correndo e não o fiz, por não ter condições de passar pelos cães, os empregados cúmplices e os muros cheios de alarmes, cercas elétricas e câmaras. Nos serviu cervejas, petiscos e a vovozinha entrava e saia, entrava e saia da sala e a cada vez que ela saia, eu imaginava que ela ia voltar já com a arma do crime...Ela tentou de tudo para nos seduzir, colocou músicas de gosto duvidoso ( e ela achou que tinha abalado), gravações de originais feitas por bandas medíocres, enfim, falsa erudita e falsa cultura...Enquanto Ethienne não acreditava em nada que eu dizia, Patricia já dava sinais de que havia algo errado no ar também e eu comecei a orar...pedindo pela libertação...
Depois de cerca de duas horas no calabouço da vovozinha, ele sentiu que não tinha agradado ninguém e em nada, e resolveu nos levar de volta pro hotel...Descemos com os músculos tesos de tensão...mas Ethienne ainda achava que eu tinha exagerado na interpretação...
Tudo bem, dormimos, acordamos, demos uma volta ainda pela cidade e fomos para rodoviária, pegar nosso charter para o Araripe...Já teve barraco no embarque, pois Ethienne não estava com sua RG e a aeromoça, não queria deixar ela embarcar, depois de muito blá blá, finalmente o embarque e decolagem foram autorizados. As meninas desceram em Exu e eu segui para Araripina, mas as ninjas me colocaram numa fria, o ônibus que eu peguei, entrava em todas as cidades que antecediam Araripina e eu entrei em Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi e finalmente Araripina...cheguei a tardinha e destruido de cansado....
Recentemente estive com as meninas desta viagem e Ethienne contou-me uma bomba, a vovozinha estava sendo investigada como cúmplide de um assassinato no Crato....
E começamos a rir mais ainda, pois a vovozinha queria nos levar no domingo pra conhecer a mãe dele, que agente já tinha apelidado de bisa....Imagine que a bisa fizesse parte do plano de morte dos professores pernambucanos...ou parte de uma gangue decidida a minar as forças da educação no Araripe, não meu bem, eu decidadamente me recusaria a embarcar nesta de novo...
Escapamos de um crime.
E não é que o medo tomou conta delas?

domingo, 17 de maio de 2009

Frases de Kahlil Gibran

Frases de Kahlil Gibran

- Tartarugas conhecem as estradas melhor do que os coelhos.

- Numa só semente de trigo há mais vida do que num montão de feno.

- No amor , fiquem juntos , mas nao tao juntos ,pois os pilares do templo ficam bastantes afastados e o carvalho e o cipreste nao crescem um na sombra do outro.

- "A verdade de outra pessoa não está no que ela te revela, mas naquilo que não pode revelar-te. Portanto, se quiseres compreendê-la, naõ escute o que ela diz, mas antes, o que ela não diz".

- "A beleza não está na cara; a beleza é uma luz no coração."

- O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio.

- Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria.

- Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.

- A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes.

- Anda, parar é covardia e olhar para a cidade do passado é ignorância

sábado, 16 de maio de 2009

A cachorra Frida Lollobrigida


A cachorra Frida Lollobrigida

Frida Kahlo (1907-1954),
pintora mexicana que realizou principalmente auto-retratos, nos quais utilizava uma fantasia e estilo inspirados na arte popular do seu pais. Aos 16 anos, enquanto estudante, teve um grave acidente que a levou começar a pintar durante a recuperação. Neste acidente ela foi transpassada na vagina por uma barra de ferro e a mesma, dizia que o fato serviu para tirar-lhe a virgindade...era fogosa na cama e teve homens e mulheres...escandalizando a muitos em sua época.

Gina Lollobrigida
( 4 de julho de 1927) é uma atriz de cinema e fotógrafa italiana.
Padrão de beleza dos anos 50, La Lollo - como era conhecida - interpretava papéis sensuais, que lhe renderam a alcunha de "A mulher mais bela do mundo", que incorporou após interpretar a cantora lírica Lina Cavalieri no filme "La donna più bella del mondo", em 1955. Atuou ao lado de grandes atores, como Humphrey Bogart, Jennifer Jones, Vittorio Gassman, Anthony Quinn, Rock Hudson, e diretores como John Huston. Nunca foi uma grande atriz como a Sophia Loren, que ainda é linda e talentosa, nem tinha o glamour de Claudia Cardinale, mas era fogosa e encarnou inúmeras vezes, a femme fatale, outras vezes, a quenga de plantão...

Bem, foi fundindo o nome destes dois ícones do século xx, que minha amiga dos tempos de colégio, Sandra Eventos, resolveu adotar e nomear uma cadelinha miniatura de Frida Lollobrigida vulgo Lolló. Há várias lendas quanto ao surgimento e nascimento de Lolló, algumas já caíram por terra por serem fantasiosas e oportunistas, outras ainda estão sendo questionadas, o que fato se sabe, é que a história da pequena cachorra não está escrita nem clara. Sua própria mãe humana, Sandra, deletou trechos da sua mente e troca dados e detalhes quando assunto é de onde surgiu Lolló..

Desde a mais tenra idade, Frida Lollobrigida se mostrou oferecida, dada demais,solícita demais, o que já causava certa apreensão e preocupação na mummy Sandra, que com seus botões se perguntava: "será que esta menina quando crescer vai dar pra quenga?", "será que eu errei em dar pra ela um nome de duas quengas?"

O medo da mamãe tinha fundamento, Lolló deu pra quenga sim. Mas logo ao demonstrar sinal de sua pombagira canina, ela foi trancafiada e impedida de viver a força latejante que pulsa em suas estranhas bestiais. Pobrezinha. Tornou-se uma cachorra obecacada por sexo mesmo fora do cio e durante o cio, sua contenção era tida como quase impossível, tendo que ser submetida a vários banhos frios durante o dia, na vã tentativa de conter o seu furor.

Lolló mesmo sendo uma miniatura, não herdou o azedume da raça e é tida como a miss simpatia das cachorras da Paes Cabral e não precisa dizer, que o título foi disputado com mais de 30 cachorras, mas ela com seu senso de comunicação e maior interesse pelo sexo masculino, ganhou a confiança de todos os homens da rua e isto incrementou e muito a quantidade final de votos. Ela obteve apenas 3 votos femininos: da mãe e das duas primas. Os outros 50 votos foram masculinos.

Conheci este serzinho do além na comemoração dos virginianos dos tempos de colégio e creia, ela estava em pleno cio e como os únicos homens da festa, eu e Tiné sofremos com a força da alegria dela. Já constava com 11 anos de idade, ainda virgem e sendo punida por diversas formas e maneiras, para tentar conter e reduzir o seu vulcão uterino.
Ela me pareceu cansada de viver em abstinência e seu ser me pedia por liberdade e libertação..

Aos poucos ela desenvolveu a arte de masturbar-se em cima de garrafas pet. Todo um processo foi vivido até ela achar o formato e tamanho ideais. Ela usou garrafas de 350 ml, 500 ml, 1000 ml, 2000 ml, enfim, ela tentou de tudo e escolheu a sua preferida: a de 2000 ml Coca Cola, por conta das saliências em alto relevo da sua embalagem. Após experimentos, ela descobriu que apenas a pequela saliência poderia de fato tocá-la intimamente e proporcionar-lhe tamanho prazer.

Nasceu uma história de amor: Frida Lollobrigida e Coca Cola pet 2000 ml. Ela ficou viciada e para desespero de Sandra, em qualquer festa ou evento , a cachorra esperava um desleixo para executar plano de fuga e subitamente surgir triunfante no meio da festa, na busca desesperada por sua garrafa pet favorita e escolhida.

Quando ela chegou aos meus pés, uma de suas fugas tinha sido executada e eu estava comendo uma fatia do bolo delicioso que dona Inêz fez pra gente, executei um movimento meio torto com os pés e tombou uma garrafa pet no chão. Num gesto desesperado e carente, surgiu Lolló e lançou-se sobre a garrafa, sentando já grunhindo e iniciou um frenético jogo de coxas e encaixe nas saliências cocalinas.

Alguns convidados gritaram, outros ficaram de mandrake, congelados, mas o fato é que a performance deixaram Gretchen, Rita Cadillac e India Amazonense, como alunas do jardim da infância da luxúria. Fui tocado pela sua volúpia e vontade de ser feliz. Inicio hoje uma campanha pela internet, com slogans:
"Vamos liberar a cachorra Lollobrigida"
"Pela liberdade da Lolló"
"Cachorra também merece ser feliz"

Ela já me conquistou e a você?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Demain il fera jour....de Edith Piaf

Demain il fera jour....


Demain, il fera jourC'est quant tout est perdu que tout commenceDemain, il fera jour!après l'amour, un autre amour commence.Un petit gras viendra en siffotant.Demain, il aura les bras chargés de printempsDemain, les cloches sonneront dans votre ciel.Demain, tu verras briller la lune de miel.Demain, tu vas sourire encore.Aimer encore, souffir encore, toujours...Demain, il fera jour....Demain....


Amanhã será outro diaÉ quando tudo está perdido que tudo começaAmanhã será outro diaDepois do amor, um outro amor começaUm rapazinho virá assobiandoAmanhã ele terá os braços cheios de primaveraAmanhã os sinos dobrarão em vosso céuAmanhã tuverás brilhar a lua de melAmanhã tu sorrirás aindaAmar ainda, sofrer ainda, sempreAmanhã será outro dia
Amanhã!!!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Provérbios árabes

- Não comas alho e não cheirarás a alho.
- Por que estranhas que venha na concha
o que tu mesmo colocaste no pote?
- Quem comete o mal, comete-o contra si mesmo.
- Não gaste duas palavras se uma única basta.
- Tu és o que te habituaste a ser.
- A repetição deixa sua marca até nas pedras.
- A palavra é o aroma do homem.
- Quando Deus fecha uma porta, abre outra.
- Cada um tem o seu dia!
Ó adversidade, tu também terás o teu!
- Antes de examinar a casa (para comprar),
examina os vizinhos.
- Limpa tua casa, pois não sabes quem baterá à tua porta;
lava teu rosto, pois não sabes quem o beijará.
- Em qualquer caso, melhor do que recorrer à improvisação amadora é confiar o serviço a um profissional.

o gosto da pitanga


Temos todo dia que acordar cedo,
correr rapidamente para não chegar tarde no serviço;
não temos tempo de ler nem responder os emails recebidos, também não dá tempo ler o livro tão desejado;
enfim, vivemos correndo, na pressa contínua e estamos esquecendo de valores importantes para a saúde do nosso ser interior.
Esquecendo do gosto da pitanga tirada do pé;
esquecendo do valor de encontrar os amigos queridos e de fazer outros novos, que podem vir a ser tão maravilhosos quanto;
de molhar o pé na praia de tardinha;
de sentar no chão olhando o céu, contando às estrelas e adorando à lua;
de desfrutar da alegria pulsante da criança do lado;
de se abrir para o novo que a vida oferece todos os dias;
de se permitir viver novos amores,
de tentar colocar mais cor no nosso cotidiano;
de aprender com os erros e melhorar com os mesmos,
de saborear o prato preferido e que não é deliciado há certo tempo;
de andar na chuva e lavar os pensamentos;
de que podemos escolher o que quisermos ser.
Estamos nos esquecendo de ser mais inteiros, mais amorosos e mais verdadeiros.
Nos esquecendo de que a jornada vai ter fim e que há ainda tanta coisa para fazer e experimentar; pessoas para amar e afagar; pratos para serem saboreados; lugares para serem visitados; livros e filmes para serem apreciados, palavras para serem ditas...
E o que estamos fazendo para reverter este processo de automação e desconexão?
Só você pode responder a esta pergunta.
Eu desejo luz na minha e na tua jornada.

Clarice Lispector e Nietzche




Todos os mais chegados a mim sabem da minha paixão pela Lispector e Nietzche e encontrei trechos de um livro onde seus pensamentos se fundem e tentam minar o tipo humano mais perigoso : o fraco, o mentiroso, o sabotador . Lembrando-nos que o pior mal que se faz é o mal e a sabotagem feitos a si mesmo.

Clarice:
"Há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo. Quase quatro anos me transformaram muito. Do momento em que me resignei, perdi toda a vivacidade e todo interesse pelas coisas. Juro por Deus que, se houvesse um céu, uma pessoa que se sacrificou por covardia ia ser punida e iria para um inferno qualquer. Se é que uma vida morna não é ser punida por essa mesma mornidão. Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. Gostaria mesmo que você me visse e assistisse minha vida sem eu saber. Ver o que pode suceder quando se pactua com a comodidade da alma”

Nietzche:
" E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música."

Viver como as flores






Viver como as flores



Era uma vez um jovem que caminhava ao lado do seu mestre. Ele perguntou:
- Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes, outras mentirosas... sofro com as que caluniam...
- Pois viva como as flores! - advertiu o mestre.
- Como é viver como as flores? - perguntou o discípulo.
- Repare nestas flores - continuou o mestre - apontando lírios que cresciam no jardim. Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas...
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros nos importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora... Não se deixe contaminar por tudo aquilo que o rodeia... Assim, você estará vivendo como as flores!




SABEDORIA INDIGENA


Diz a sabedoria indígena que quando não cumprimos o que prometemos, o fio de nossa ação, que deveria estar concluída e amarrada em algum lugar, fica solto ao nosso lado. Com o passar do tempo, os fios soltos enrolam-se em nossos pés e impedem que caminhemos livremente.

Ficamos amarrados às nossas próprias palavras. Por isso os nativos têm o costume de "por-as-palavras-a-andar", que significa agir de acordo com o que se fala; isso conduz à integridade entre o pensar, o sentir e o agir no mundo e nos conduz ao Caminho da Beleza onde há harmonia e prosperidade naturais.

O que vc semeia?

O que vc semeia?

Por onde você passar, as pessoas vão te pedir alguma coisa, seja um sorriso, seja um pouco de atenção ou de ouvidos, seja paciência, tolerância, seja amor, seja palavra dura ou de empurrão; elas sempre te pedirão algo...
e considero importante, você se perguntar, que tipo de semente você deixa ao passar? planta amor, amizade, respeito? ou planta descaso, falta de amizade e desamor? planta coragem, autonomia e verdade? sinceridade, atenção e respeito? planta sorriso e abraço carinhoso?
Vivemos correndo tanto, que talvez mal percebamos nossos papéis de semeadores, mas cada um de nós, pode plantar e edificar belas árvores no caminho.
Desejo um belo jardim pra vc.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Torne-se oceano


Torne-se oceano

"Olha para trás, para toda a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente.O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano. Mas tornar-se oceano.Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento.Assim somos nós. Voltar é impossível na existência. Você pode ir em frente e se arriscar.. Coragem!
Torne-se OCEANO!"

OSHO


O QUE É MEDITAÇÃO
por Osho

O que é Meditação?

Meditação é aventura, a maior aventura que a mente humana pode empreender. Meditação é simplesmente ser, sem fazer nada - nenhuma ação, nenhum pensamento, nenhuma emoção. Você apenas é, e é puro prazer. De onde vem esse profundo prazer, quando você não está fazendo nada? Não vem de lugar nenhum, ou vem de toda parte. Ele é não-motivado, porque a existência é feita de uma matéria chamada alegria.
Quando você não está fazendo absolutamente nada - corporalmente, mentalmente, em nenhum nível - quando toda a atividade cessou e você simplesmente é, apenas sendo, isso é meditação. Você não pode fazê-la, você não pode praticá-la: você tem apenas que compreendê-la.
Sempre que você encontrar tempo para apenas ser, abandone todo o fazer. Pensar também é um fazer, concentração também é um fazer, contemplação também é um fazer. Mesmo que apenas por um único momento você fique sem fazer nada, simplesmente permanecendo no seu centro, totalmente relaxado - isso é meditação. E uma vez que você tenha descoberto o jeito, você pode permanecer nesse estado tanto tempo quanto quiser; finalmente você poderá permanecer nesse estado durante as vinte e quatro horas do dia.
Uma vez que você se tomou consciente de como seu ser pode permanecer imperturbado, então, vagarosamente, você pode começar a fazer coisas, mantendo-se alerta para que seu ser não se agite. Essa é a segunda parte da meditação - primeiro, aprender simplesmente a ser, e então aprender pequenas ações: limpar o chão, tomar um banho, mas permanecendo centrado. Então você poderá fazer coisas mais complicadas.
Por exemplo, eu estou falando com você, mas a minha meditação não é perturbada. Eu posso continuar falando, mas lá no meu centro não há nem sequer uma pequena ondulação; ele está absolutamente silencioso, completamente silencioso.
Assim, a meditação não é contra a ação. Não é que você tenha que escapar da vida. Ela simplesmente lhe ensina uma nova maneira de vida: você se toma o centro do ciclone.
A sua vida continua, continua de uma maneira muito mais intensa - com mais alegria, com mais claridade, mais visão, mais criatividade - todavia você está distanciado, apenas um observador nas colinas, simplesmente assistindo o que está acontecendo ao seu redor.
Você não é o que faz, você é o observador.
Esse é todo o segredo da meditação, você se toma o observador. O fazer continua em seu próprio nível, não há nenhum problema: cortar madeira, tirar água do poço. Você pode fazer coisas pequenas e coisas grandes; só uma coisa não é permitida, e isso significa: seu centramento não pode se perder.
Essa consciência, esse estado de observação deve permanecer absolutamente desanuviado, imperturbado.
No judaísmo há uma escola de mistério rebelde chamada hassidismo. Seu fundador, Baal Shen, foi um ser raro. No meio da noite ele estava voltando do rio - essa era sua rotina, porque no rio, à noite, tudo era absolutamente calmo e tranqüilo. E ele costumava simplesmente sentar-se lá, fazendo nada - apenas observando seu próprio eu, observando o observador. Nessa noite, quando estava voltando, ele passou pela casa de um homem rico e o vigia estava lá em pé perto da porta.
E o vigia estava intrigado, porque toda noite, exatamente àquela hora, esse homem estava voltando. Ele saiu e disse: "Desculpe-me interrompê-lo, mas não consigo mais conter a minha curiosidade. Você me persegue dia e noite, todos os dias. Qual é a sua ocupação? Por que você vai ao rio? Muitas vezes eu o segui e não há nada - você simplesmente senta-se lá, por horas, e no meio da noite você volta."
Baal Shem disse: "Eu sei que você me seguiu muitas vezes, porque a noite é tão silenciosa, que eu posso ouvir seus passos. E eu sei que todo dia você está escondido atrás do portão. Mas não é apenas você que está curioso a meu respeito; eu também estou curioso a respeito de você. Qual, é a sua ocupação?"
Ele disse. "Minha ocupação? Eu sou um simples vigia."
Baal Shem disse: "Meu Deus, você me deu a palavra-chave. Esta é a minha ocupação também!"
O vigia disse: "Mas eu não compreendo. Se você é um vigia, você deveria estar vigiando alguma casa, algum palácio. O que você está vigiando lá, sentado na areia?
Baal Shem disse: "Há uma pequena diferença - você está alerta em relação a alguém do lado de fora que poderia entrar no palácio; eu simplesmente observo este observador. Quem é este observador? Este é o espaço de toda a minha vida; eu observo a mim mesmo."
O vigia disse: "Mas essa é uma ocupação estranha. Quem é que vai lhe pagar?"
Ele disse: "É uma bênção tão grande, uma tal alegria, uma bem-aventurança tão imensa, que isso se paga a si mesmo em profundidade. Apenas um único momento, e todos os tesouros não são nada em comparação a ele"
O vigia disse: Isso é estranho. Eu tenho estado observando durante toda a minha vida. Eu nunca me deparei com uma experiência tão bonita. Amanhã à noite eu irei com você. Você apenas me ensina. Porque eu sei como observar - parece que apenas é necessário uma direção diferente: você está observando numa direção diferente."
Há apenas um passo, e este passo é de direção, de dimensão. Ou podemos estar focados no exterior, ou podemos fechar os olhos para o exterior e deixar toda a nossa consciência ficar centrada para dentro.- e você saberá, porque você é um conhecedor, você é consciência. Você nunca a perdeu. Você simplesmente deixou sua consciência se emaranhar em mil e uma coisas. Retire sua consciência de todos os lugares e apenas deixe-a descansar dentro de você, e você chegou em casa.
O âmago essencial, o espírito da meditação, é aprender como testemunhar.
A gralha cantando... você está ouvindo. São dois elementos: objeto e sujeito. Mas você não pode ver uma testemunha que está vendo ambos? - A gralha, o ouvinte, e ainda há alguém que está observando ambos. É um fenômeno tão simples!
Você está vendo uma árvore: você está aí, a árvore está aí, mas será que você não pode encontrar alguma coisa mais? - que você está vendo a árvore e que há uma testemunha em você que está vendo você vendo a árvore.
Observação é meditação. O que você observa é irrelevante. Você pode observar as árvores, pode observar o rio, pode observar as nuvens, pode observar as crianças brincando. Observação é meditação. O que você observa não é a questão; o objeto não é a questão.
A qualidade da observação, a qualidade de estar consciente, alerta - é isso o que é meditação.
Lembre-se de uma coisa: meditação significa consciência. O que quer que você faça com consciência é meditação. A ação não é a questão, mas a qualidade que você traz para a ação. O caminhar pode ser uma meditação, se você caminha alerta. Sentar-se pode ser uma meditação, se você senta-se alerta. Ouvir os pássaros pode ser uma meditação, se você ouve com consciência. Simplesmente ouvir o barulho interior da sua mente pode ser uma meditação, se você permanece alerta e observador.
A questão toda se resume em não mover-se adormecido. Então o que quer que você faça é meditação.
O primeiro passo para a consciência é tomar-se muito atento ao seu corpo. Pouco a pouco, a pessoa vai se tomando alerta para cada gesto, cada movimento. E, à medida que você vai se tomando consciente, um milagre começa a acontecer: muitas coisas que você costumava fazer antes, simplesmente desaparecem; seu corpo se torna mais relaxado, seu corpo se torna mais harmonizado. Uma paz profunda começa a prevalecer até mesmo no seu corpo, uma música sutil pulsa em seu corpo.
Então, comece a se tomar consciente de seus pensamentos; o mesmo tem que ser feito com os pensamentos. Eles são mais sutis do que o corpo e, naturalmente, mais perigosos também. E quando você se toma consciente de seus pensamentos, você fica surpreso com o que se passa dentro de você. Se você anotar o que quer que passe em sua mente em qualquer momento, você nem pode imaginar que grande surpresa o espera. Você não acreditará que tudo isso está se passando dentro de você.
E depois de dez minutos leia - você verá a mente louca que existe dentro de você! Porque você não está alerta, toda esta loucura continua movendo-se como uma corrente subterrânea. Ela afeta o que quer que você esteja fazendo, afeta o que quer que você não esteja fazendo; afeta tudo. E a soma total vai ser a sua vida!. Assim sendo, esse homem louco tem que ser transformado. E o milagre da consciência é que você não precisa fazer nada exceto apenas tomar-se alerta.
O próprio fenômeno de observar a mente, a transforma. Pouco a pouco o homem louco desaparece, pouco a pouco os pensamentos começam a cair em um certo padrão; seu caos não existe mais, eles se tomam mais como um cosmo. E então, novamente, prevalece uma profunda paz. E quando seu corpo e sua mente estiverem em paz, você verá que eles estão sintonizados um com o outro, há uma ponte. Agora eles não se movem em direções diferentes, eles não estão galopando em cavalos diferentes. Pela primeira vez há acordo, e esse acordo ajuda tremendamente a trabalhar o terceiro passo que é tomar-se consciente dos seus sentimentos, emoções, humores.
Esta é a camada mais sutil e a mais difícil, mas se você pode estar consciente dos pensamentos, então basta apenas mais um passo. Uma consciência um pouco mais intensa é necessária e você começa a refletir seus humores, suas emoções, seus sentimentos. Uma vez que você ganhou consciência em todos esses três passos, eles se juntam todos em um fenômeno. E quando todos esses três são um - funcionando juntos perfeitamente, zunindo juntos, você pode sentir a música de todos os três; eles se tomam uma orquestra - então o quarto, aquilo que você não pode fazer, acontece. Acontece por sua própria conta. E um presente do todo, é uma recompensa para aqueles que passaram por estes três.
E o quarto é a consciência definitiva, que o toma a pessoa acordada. Ela toma-se consciente da própria consciência - este é o quarto. Este cria um buda, o acordado. E somente neste acordar é que se vem a conhecer o que é o êxtase.
O corpo conhece o prazer, a mente conhece a felicidade, o coração conhece a alegria, o quarto conhece o êxtase. O êxtase é o objetivo do sannyas, de se tomar um buscador, e a consciência é o caminho para ele.
A coisa importante é que você seja observador, que você não tenha se esquecido de observar que você está observando ... observando .... observando. E pouco a pouco, à medida que o observador se toma mais e mais sólido, estável, seguro, uma transformação acontece. As coisas que você esteve observando desaparecem.
Pela primeira vez, o próprio vigia se toma o vigiado, o próprio observador se toma o observado. Você chegou em casa.


Extraído de cap. 1 do livro Meditação, a Primeira e Última Liberdade

why we want you to be rich?

why we want you to be rich?

Segundo o livro Why we want you to be rich (não sei como traduziram em português, mas ficaria em torno de Por que nós queremos que vc fique rico), existe uma fórmula para obtermos sucesso nas nossas atividades...O que eu acho interessante é que embora se pense em riqueza apenas no sentido da matéria, do dinheiro, existe uma riqueza por trás de tudo isto: a de conhecimentos, de crescimento pessoal e de valores, pois sem estes a riqueza do dinheiro fica sem sentido e mal empregada...Mas vamos lá
OS 3 D'sdesire(desejo)drive(direção),discipline(disciplina)OS 3 A'sambition(ambição),ability(habilidade), attitude(atitude)OS 3 E'seducation(educação),experience(experiência), execution(execução)OS 4 H'shonor(honra),humility(humildade),humor(humor) e Happiness(felicidade)
Quando algum destes citados está em falta na construção de algo, o resultado final será comprometido...

Vc concorda com esta leitura do livro sobre o segredo do sucesso?

carpe diem

carpe diem

Ando meio cansado de tanta mesmice, falta de criatividade e esta perda de auto-identidade presente nas pessoas e estava procurando um filme para me dar um up-grade e eis que lembrei de "Sociedade dos poetas mortos" e que bom que o Sagrado me fez lembrar dele....o filme continua lindo e a atuação de Robin Williams é maravilhosa e vigorosa e recomendo para todo mundo que está tentando libertar-se da caretice, da mania de ser igual a todo mundo que nos bombardeia e que acredita que o que nos faz legais é o fato de sermos únicos e individuais e que para valer a pena, tem de se viver intensamente, amar intensamente, ser intensamente....Posso citar tanta gente que viveU E VIVE estilo Carpe Diem: Cazuza (vida louca vida, vida breve, já que eu não posso me levar quero que vc me leve), Piaf ( non rien de rien, je ne regrette rien/ não eu não me arrependo de nada), Gloria Gaynor ( some people think it's noisy I think is pretty / algumas pessoas acham que é barulho, eu acho que é bonito ), Chico Buarque ( luz, quero luz, quero mais ) , Nietzche ( nem que eu seja o alimento da minha própria fogueira), Fernando Pessoa (somos o resultado dos nossos sonhos), Manu Chao ( le vent nos portera / o vento nos conduzirá)....e quero terminar com estas palavras de Quintana, que também era um mestre no carpe diem ( aproveite o seu dia).

"QUERO UM DIA,DIZER ÀS PESSOAS QUE NADA FOI EM VÃO..QUE O AMOR EXISTE, QUE VALE A PENA SE DOAR ÀS AMIZADES E ÀS PESSOAS, QUE A VIDA É BELA SIM E QUE EU SEMPRE DEI O MELHOR DE MIM...E QUE VALEU A PENA"Mário Quintana

livro Inteligência Emocional / 5S

livro Inteligência Emocional

O psicólogo americano Daniel Goleman tenta comprovar há alguns anos, com o livro "Inteligência Emocional", que o segredo do sucesso na vida não está em um coeficiente de inteligência alto, mas na habilidade para conduzir os sentimentos perante os demais.

Destaques
- O psicólogo Daniel Goleman tentou demonstrar que o sucesso na vida não depende tanto do coeficiente de inteligência como da destreza emocional.
- Frente ao pessimismo atual, Goleman sustenta em seu segundo livro, "Inteligência Social", que no futuro poderiam ser "fabricados" trabalhadores com faculdades determinantes para o sucesso.
- Crianças instruídas na escola sobre faculdades emocionais e sociais se comportam melhor, são menos agressivas na adolescência e têm melhores resultados na vida.
Em 1995 apareceu pela primeira vez no mercado editorial o livro "Inteligência Emocional", de Daniel Goleman, doutor em Psicologia Clínica e Desenvolvimento da Personalidade e ex-redator de Ciência do jornal "The New York Times".
A obra se tornou um best-seller mundial graças aos cinco milhões de exemplares que foram comercializados em todo o mundo, após traduções para cerca de 30 idiomas. Até então se pressupunha que as chaves para o sucesso das pessoas se baseavam quase que exclusivamente no Quociente de Inteligência (QI) de cada um.
A sociedade tinha totalmente assumido a premissa de que os superdotados estavam predestinados a comandar as rédeas da humanidade. No entanto, Goleman destruiu essa suposição a partir de diferentes pesquisas avançadas sobre a influência dos mecanismos de conduta e de impulsos cerebrais na capacidade das pessoas para discernir seu futuro.
O QI conta menos
A inteligência emocional, segundo Goleman, estava mais relacionada ao sucesso nos negócios e na vida que o QI como única arma do indivíduo na hora de iniciar uma carreira profissional ou uma relação afetiva. O controle dos impulsos, a autoconsciência, a motivação, o entusiasmo, a perseverança, a empatia e a agilidade mental são recursos determinantes do sucesso ou do fracasso do indivíduo, de acordo com o exposto em "Inteligência Emocional".
O déficit desses recursos pode estar associado a dificuldades na relação do casal ou a transtornos psicossomáticos.
Nesses tempos de crise em que são necessários tantos recursos para continuar sobrevivendo e adaptar-se a tempos tão pouco propícios, as receitas que Goleman dava em seu livro poderiam ser recuperadas como uma alternativa frente ao pessimismo que parece nos invadir.
O sucesso de "Inteligência Emocional" encorajou Goleman a continuar pesquisando as chaves do sucesso social.
Tanto que publicou outro livro, "Inteligência Social" embora tenha sido outro psicólogo americano, Howard Gardner, o primeiro a se referir a esse termo , no qual atualiza, amplia e acrescenta algumas das receitas para o triunfo elaboradas no primeiro volume e que poderiam servir como guia para a busca de uma saída ao desastre global.
Trabalhadores de sucesso
Frente ao pessimismo e à sensação de pânico dominantes nesses dias como conseqüência da grave crise financeira mundial, Goleman se mostra otimista e avalia que no futuro poderiam ser "fabricados" trabalhadores com as faculdades técnicas e sociais determinantes para o sucesso diante de conjunturas como a atual.
Apesar de seu otimismo, Goleman se mostra cauteloso perante certas atitudes de alguns seres humanos empenhados em apagar o caminho que conduz à vitória emocional e adverte sobre a necessidade de se restaurar a compaixão na sociedade e de se melhorar a capacidade de se relacionar com as pessoas necessitadas a fim de garantir a sobrevivência da espécie.
As pessoas estão predispostas à empatia, à cooperação e ao altruísmo, elementos que foram fundamentais para a evolução humana, mas estão perdendo isso devido às próprias estruturas perversas da sociedade atual.
Um exemplo palpável seria a sensação de falta de solidariedade no momento atual de crise em relação aos grupos menos favorecidos, quando o que faria falta é tranquilidade e prudência para sairmos juntos da melhor forma possível de uma situação tão delicada.
O psicólogo recomenda aos Governos programas educativos que ajudem a desenvolver as capacidades emocionais e sociais como uma opção adiantada e que não demoraria a render frutos. Goleman considera que as crianças instruídas na escola sobre faculdades emocionais e sociais se comportam melhor, são menos agressivas na adolescência e apresentam melhores resultados na vida.
"Qualquer país que aplique esse método em nível nacional melhoraria economicamente, porque teria trabalhadores dotados de faculdades técnicas, e também de faculdades sociais, que são determinantes para o sucesso", afirmou Goleman durante viagens por ocasião da apresentação de seu segundo livro.
O autor se mostrou convencido de que no futuro será possível criar trabalhadores emocionalmente inteligentes, com mais empatia e mais capazes de trabalhar em grupo.
O "cérebro social"
No entanto, para conseguir esse objetivo é preciso desenvolver o "cérebro social", entendido como uma série de circuitos que orquestram as relações interpessoais. A consciência e a aptidão sociais, traduzidas como empatia e destreza, são os ingredientes primordiais com os quais se constrói a inteligência social, pilar básico do sucesso, do carisma e da capacidade de liderança.
Tais faculdades começam a ser aprendidas "desde a primeira vez em que um bebê olha para sua mãe" e, depois, qualquer interação com as demais pessoas vai edificando sua inteligência social. Goleman estabelece, no entanto, diferenças entre homens e mulheres nessa área. As mulheres são mais dotadas para a empatia, para perceber o que está sentindo a outra pessoa no momento, enquanto os homens estão mais preparados para encarar situações estressantes.
O estudioso da emoção diz que a capacidade humana de se conectar com o cérebro dos demais pode chegar a afetar todas as células do corpo, inclusive os genes. Dessa forma, relações interpessoais extremas podem fazer com que alguém adoeça.
Nesse sentido, o psicólogo americano revela que há contágios emocionais bons, mas também emoções "tóxicas", das quais somente se podem proteger aqueles que estão muito equilibrados interiormente.

5S

5S é uma referência a uma série de cinco palavras japonesas que, transliteradas para o alfabeto latino, se iniciam com a letra “S”; às vezes adaptado ao português como “cinco sensos”. Trata-se de um método para organizar o espaço de trabalho, especialmente o espaço compartilhado (como a área de uma loja ou um escritório), e mantendo-o organizado. Em geral é referido como uma simples metodologia de organização, mas sua abrangência vai além da mera organização. O propósito central do 5S é a melhoria da eficiência no ambiente de trabalho, evitando que haja perda de tempo procurando por objetos perdidos e evitar que o caos e perda de documentos importantes acontecam.

Seiri (整理): Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.

Seiton (整頓): Senso de organização. Enfoca a necessidade de um espaço organizado. A organização, neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários.

Seisō (清掃): Senso de limpeza. Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário, e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados.

Seiketsu (清潔): Senso de padronização. Refere-se à padronização das práticas de trabalho, como manter os objetos similares em locais similares. Este procedimento induz a uma prática de trabalho e a um layout padronizado.

Shitsuke (躾): Senso de auto-disciplina. Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, não permitindo um regresso às antigas práticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão de implantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dos quatro princípios anteriores.

O segredo

O segredo

Achei interessante partilhar com os amigos, o conteúdo do livro-dvd The secret e fiz um pequeno resumo do que me chamou mais à atenção:

- trabalhamos com um poder infinito. A atração. A lei da atração.
- tudo que está materializado ao seu redor neste momento presente, é o que está na sua mente.
- somos e atuamos como um grande imã, portanto, deixe claro e definido o que quer em sua mente.
- se você conseguir ver no interior, na mente; verá no exterior.
- pensamentos tornam-se coisas vivas.
- não oscile seus pensamentos, mantenha um padrão de pensamento.
- a lei da atração está sempre atuando, consciente ou inconscientemente, e trará o que vc deseja, esteja este desejo claro ou não.
- páre de reclamar, toda a energia lançada e gasta em lamentos e reclamações, como foi por você emanada, a você voltará.
- ao invés de ter uma lista enorme do que vc NÃO QUER, crie uma lista do que VOCÊ QUER.
- crie uma atitude positiva no dia a dia, hábitos e ações de maneira continuada.
- um pensamento positivo é 100 vezes maior do que um negativo.
- você é sua obra prima, seu templo sagrado onde reside um pedaço do universo; então escolha com cuidado o que você quer.
- as suas emoções e sentimentos diários sinalizam os tipos de pensamentos que você tem. Se vc está com constante raiva, tristeza ou depressão, isto é um sinal de reparo que precisa ser feito.
- o que vc pensa hoje, cria o seu futuro.
- importante começar o dia com atitude amorosa e positiva,criando uma boa atmosfera para o dia que seguirá pela frente. Sinta amor, prosperidade, saúde,abundância e felicidade.
- foco= atenção.
- todo padrão de pensamento pode ser desfeito com a mudança deste padrçao e com uma nova consciência.
- 3 passos:

a- peça; peça ao universo. Faça uma lista escrita do que vc deseja e olhe e reveja seus desejos todo dia. Recorte fotos do que vc deseja materializar, cole-as num quadro ou local visíve.
b - acredite; tenha a crença na fé inabalável "eu sei que está a caminho".
c - receba; sinta-se preparado e feliz por receber.

- não perca tempo, aja. Suba o primeiro degrau com fé e determinação.
- não existem para o universo projetos maiores ou mais difíceis, este conceito é vc quem cria.
- ao invés de temer as dívidas, ter medo de roubos e receio de ser traído, começe a pensar que vc paga suas contas em dia, tem confiança na vida e tem seu parceiro ideal.
- faça uma lista das coisas e presentes que vc já recebeu ao longo da vida, encontre um objeto que simbolize e carregue-o consigo e sempre que puder pegue neste objeto, para se lembrar do que já conseguiu e agradeça ao Sagrado por isto.
- visualização:
primeiro você visualiza, depois vc materializa. Concentre-se na conclusão do seu desejo, crie o quadro na sua mente dele completamente concluído e realizado, para que vc não tenha um projeto inacabado. Visualize tudo no presente, sentindo a alegria e a gratidão de já ter conseguido.
- use o hábito de criar todo o tempo, não em casos isolados.
- não se preocupe em "como" o universo criará, creia apenas que ele saberá como fazer para se manifestar.
- tenha objetivos.
- confie na sua inspiração e objetivos.
- declare seus desejos ao universo.
- exemplos de afirmações diárias:
dinheiro vem fácil e sempre
a vida é plena em todas as áreas
eu me amo e crio minha própria felicidade
vivo num corpo saudável
estou aberto para a abundancia do universo
- não deixe que os outros tenham o poder de criar sua felicidade; a alegria é sua.
- apaixone-se por você mesmo.
- você se trata do jeito que gostaria de ser tratado?
- você é pedaço de Deus manifestado, um pedaço do cosmos materializado.
- tudo no universo é conectado.
- não culpe ninguém ninguém pelo seu presente, ou passado, tudo que vc viveu serviu para trazer vc até aqui, neste atual momento de vida.
- você é seu próprio arquiteto e pode se libertar dos seus padrões culturais, sociais e hereditários.
- ao invés de ser sempre contra algo e reclamando do mundo, tome ações pró-ativas. por exemplo, se vc reclama da educação na sua cidade, entre num programa de voluntariado ajudando a ensinar pessoas carentes....se vc reclama do seu peso, começe a caminhar e cuidar da sua alimentação...enfim, os exemplos são inúmeros....

"somos o resultado daquilo que pensamos"
Budha

PARÁBOLA DO SEMEADOR


PARÁBOLA DO SEMEADOR

"Naquele mesmo dia, Jesus, tendo saído de casa, sentou-se perto do mar; e se reuniu ao seu redor uma grande multidão do povo; por isso ele subiu num barco, onde se sentou, todo o povo estando na margem; e lhes disse muitas coisas por parábolas, falando-lhes desta maneira:Aquele que semeia, saiu a semear; e, enquanto semeava, uma parte da semente caiu ao longo do caminho, e vindo os pássaros do céu a comeram.
Outra caiu nos lugares pedregosos onde não havia muita terra; e logo nasceu porque a terra onde estava não tinha profundidade. Mas o Sol tendo se erguido em seguida, a queimou; e, como não tinha raízes, secou.
Outra caiu nos espinheiros, e os espinhos, vindo a crescer, a sufocaram.
Outra, enfim, caiu em boa terra, e deu frutos, alguns grãos rendendo cento por um, outros sessenta e outros trinta.
Que ouça aquele que tem ouvidos para ouvir". (Mateus, cap. 13, 1 a 9)
"Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
Todo aquele que escuta a palavra do reino e não lhe dá atenção, o espírito maligno vem e arrebata o que havia sido semeado em seu coração; é aquele que recebeu a semente ao longo do caminho.
Aquele que recebeu a semente no meio das pedras, é o que escuta a palavra, e que a recebe na hora mesmo com alegria; mas não tem em si raízes, e não está senão por um tempo; e quando sobrevêm os obstáculos e as perseguições por causa da palavra, a toma logo como um objeto de escândalo e de queda.
Aquele que recebe a semente entre os espinhos, é o que ouve a palavra; mas em seguida, os cuidados deste século e a ilusão das riquezas sufocam em se essa palavra, e a tornam infrutífera.
Mas aquele que recebe a semente numa boa terra, é aquele que escuta a palavra, que lhe presta atenção e que dá fruto, e rende cento, ou sessenta, ou trinta por um". (Mateus, cap. 12, 18 a 23)

Desculpite

Desculpite

querido parceiro de jornada neste planeta Terra,

Esta semana foi de reflexão pra mim, por conta dos encontros que tive e dos textos que ouvi ao longo da mesma...Encontrei um amigo da época da faculdade de turismo, e na época ele namorava com a mais bela garota da sala, mas frequentemente a batia e a maltratava...e ele me disse: "Oswaldinho, perdi a garota mais legal que tive na vida", Mas ela era muito metida mesmo e isto atrapalhava a relação...Encontrei outro amigo das antigas, que sempre foi marido e pai ausente, mas por garantir a escola dos filhos, a geladeira cheia e por não espancar as crianças, sempre se achou um excelente marido, mesmo quando o casamento ruiu e tudo foi desintegrado, ele preferiu culpar a mulher, do que assumir a culpa por sua omissão de anos...Fui visitar outra amiga da época do curso de letras e lá estava sua irmã, que nunca passou do primeiro grau, porque a lista de desculpas era tão grande, que ela ficou impedida de ir adiante com sua própria vida...Fui ao cinema e encontrei um amigo da época da natação, ainda infeliz e amargo por não conseguir encarar sua homossexualidade e viver feliz e plenamente consigo mesmo e assim como os demais, tinha sua desculpite, toda a culpa pela sua tristeza, era da mãe, da sociedade e do irmão macho man...Enfim, quando a agente não quer olhar o próprio umbigo, fica muito mais fácil apontar, culpar e incriminar os outros...e isto me faz remeter ao texto de Lya Luft, no livro Perdas e Ganhos, onde ela, em outras palavras nos diz que somos os responsáveis e autores do nosso jardim...as plantas poderão nascer tortas e ser consertadas, mas também poderão ser deixadas crescer à deriva e sem sustento ou fixação...à escolha é nossa...Portanto, amigo terráqueo, sou eu e vc que decidimos que cor , que melodia, que nuance e que perfume damos às nossas vidas e nossas ações...que flores existirão para nos alegrar e nos fazer companhia nos dias de primavera de nossas existências...
Ao invés de colocar à culpa nos outros, devemos tentar ter às rédeas da carruagem nas nossas mãos e mesmo se porventura, elas tenham escapado, nunca é tarde para retomá-las e seguir no comando....
Basta ter esta consciência...a vida é sua e de mais ninguém e os louros ou o fel, o Oscar ou a aridez, serão resultados de nossas ações...

técnica básica de meditação


técnica básica de meditação

- procure lugar tranquilo
- se gostar de incenso, acenda o seu preferido, de preferencia um que acalme.
- se tiver acesso a música de rexalamento ou mantras, use-a como fundo musical em baixo volume.
- sente no chão confortavelmente, com a coluna ereta e as pernas cruzadas. Se tiver dificuldades pra sentar, vc pode sentar-se numa cadeira com apoio nas costas.
- feche os olhos- comece a inspirar lenta e profundamente, a partir do ponto localizado 3 dedos abaixo do umbigo.
- se ligue apenas na sua respiração, apesar de todo e qualquer barulho externo.
- não rejeite o barulho ou os pensamentos que surjam, apenas observe-os.-
continue a respirar de forma lenta e profunda.
- os pensamentos não são vc nem seu centro de força. Eles são o periférico.
- Ao final, abre os olhos lentamente e fique bemComece com 10 minutos e aumente aos poucos, o ideal é fazer a técnica 2 vezes ao dia.

paz e amor.

http://www.professoroswaldo.blogspot.com/

Dicas de como lidar com a crise atual..

Dicas de como lidar com a crise atual..

Acho que atuamente não temos palavra mais comentada e citada do que esta, entretanto acho que está na hora de parar de apenas repetir sem se questionar nem tomar atitudes pró ativas com relação a mesma. Gostaria de citar Nietzche: "aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."
Então, meu caro aluno, eu questiono, quais os posicionamentos e atitudes que você tem tomado para contornar a tal crise, manter-no ou ingressar no mercado de trabalho e dar a volta e ainda mais, se você consegue enxergar e vislumbrar saídas possíveis ou maneiras de ganhar algum extra...?
O efeito mais demolidor da crise é a inércia, a ausência de iniciativa, o desânimo frente à adversidade. Sem dúvida, crise é também desafio, o que não significa dispensar a realidade. Muita gente prefere entrar apenas na onda da repetição da palavra, sem arrregaçar as mangas e ir adiante, afinal sempre é mais fácil usar o desvio de foco e culpar a outros, do que assumir responsabilidades e ações individuais de contorno e melhoria.
O mundo moderno não oferece espaço para quem não agrega valor, não justifica seu posto com resultados para a empresa em que trabalha. Nem mostra vontade de crescer, nem de estudar e nem de aprender. Vou mais além. Tem de gostar de aprender a aprender.
Cada novo dia é um recomeço. Repense o seu dia-a-dia e saia de sua rotina mental a partir de agora.Use sua criatividade para manter seu emprego. Para começar, pense de que maneira você pode melhorar aquilo que faz . Observe, detalhadamente, dentro e fora de sua empresa. Fique alerta para o que está acontecendo. Olhe lá na frente. Identifique as tendências. A observação é o primeiro passo para as mudanças. Enxergue o que outros apenas vêem e pense uma coisa diferente.
Sinta-se parte de uma solução e não parte de um problema.Apenas ser aberto à inovação não é suficiente. Seja pró ativo. Vá buscar novas alternativas, novas idéias, novas maneiras de fazer as coisas.Não se esqueça de que o que funcionava há dois anos não funcionará amanhã. Você ficar se queixando por que as coisas não são tão fáceis como no passado, não irá garantir o seu emprego.Reavalie-se.
Você está atualizado? Você está dominando informática? Você já é um internauta? Você tem lido? Tem assistido à palestras, conferencias? Quando você fez seu último curso? Há 6 meses? Há um ano? Como anda seu Inglês? macarrônico ou fluente? ou você ainda está na lição 'the book is on the table'? já aprendeu um segundo idioma? suas habilidades neste idioma compreendem : ler, escrever, falar e ouvir? Sim, pois o uso correto de um idioma está apoiado nestes 4 pilares...
Conheço alunos que pensam em estudar na Inglaterra e na França, mas a vontade de estudar com afinco é medíocre e acham que vão contar com milagres na hora da prova de fluência...não, caro aluno, não existe milagre para quem não estuda e se dedica...portanto....é hora de tomar as rédeas da situação e levar mais a sério sua vida acadêmica e profissional.
Pense nisto.

Prof Oswaldo Ferreira