Dicas de como lidar com a crise atual..
Acho que atuamente não temos palavra mais comentada e citada do que esta, entretanto acho que está na hora de parar de apenas repetir sem se questionar nem tomar atitudes pró ativas com relação a mesma. Gostaria de citar Nietzche: "aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."
Então, meu caro aluno, eu questiono, quais os posicionamentos e atitudes que você tem tomado para contornar a tal crise, manter-no ou ingressar no mercado de trabalho e dar a volta e ainda mais, se você consegue enxergar e vislumbrar saídas possíveis ou maneiras de ganhar algum extra...?
O efeito mais demolidor da crise é a inércia, a ausência de iniciativa, o desânimo frente à adversidade. Sem dúvida, crise é também desafio, o que não significa dispensar a realidade. Muita gente prefere entrar apenas na onda da repetição da palavra, sem arrregaçar as mangas e ir adiante, afinal sempre é mais fácil usar o desvio de foco e culpar a outros, do que assumir responsabilidades e ações individuais de contorno e melhoria.
O mundo moderno não oferece espaço para quem não agrega valor, não justifica seu posto com resultados para a empresa em que trabalha. Nem mostra vontade de crescer, nem de estudar e nem de aprender. Vou mais além. Tem de gostar de aprender a aprender.
Cada novo dia é um recomeço. Repense o seu dia-a-dia e saia de sua rotina mental a partir de agora.Use sua criatividade para manter seu emprego. Para começar, pense de que maneira você pode melhorar aquilo que faz . Observe, detalhadamente, dentro e fora de sua empresa. Fique alerta para o que está acontecendo. Olhe lá na frente. Identifique as tendências. A observação é o primeiro passo para as mudanças. Enxergue o que outros apenas vêem e pense uma coisa diferente.
Sinta-se parte de uma solução e não parte de um problema.Apenas ser aberto à inovação não é suficiente. Seja pró ativo. Vá buscar novas alternativas, novas idéias, novas maneiras de fazer as coisas.Não se esqueça de que o que funcionava há dois anos não funcionará amanhã. Você ficar se queixando por que as coisas não são tão fáceis como no passado, não irá garantir o seu emprego.Reavalie-se.
Você está atualizado? Você está dominando informática? Você já é um internauta? Você tem lido? Tem assistido à palestras, conferencias? Quando você fez seu último curso? Há 6 meses? Há um ano? Como anda seu Inglês? macarrônico ou fluente? ou você ainda está na lição 'the book is on the table'? já aprendeu um segundo idioma? suas habilidades neste idioma compreendem : ler, escrever, falar e ouvir? Sim, pois o uso correto de um idioma está apoiado nestes 4 pilares...
Conheço alunos que pensam em estudar na Inglaterra e na França, mas a vontade de estudar com afinco é medíocre e acham que vão contar com milagres na hora da prova de fluência...não, caro aluno, não existe milagre para quem não estuda e se dedica...portanto....é hora de tomar as rédeas da situação e levar mais a sério sua vida acadêmica e profissional.
Pense nisto.
Prof Oswaldo Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário