quarta-feira, 13 de maio de 2009

Liberte sua alma / Katsuhika Hokusai

Liberte sua alma

Não se prenda à beleza das formas efêmeras. A flor passa breve.
Não amontoe preciosidades que pesem na balança do mundo. As correntes de ouro prendem tanto quanto as algemas de bronze.
Não se escravize às opiniões da leviandade ou da ignorância. Incitatus, o cavalo de Calígula, podia comer num balde enfeitado de pérolas, mas não deixava, por isso, de ser um cavalo.
Não alimente a avidez da posse. A casa dos numismatas vive repleta de moedas que serviram a milhões e cujos donos desapareceram.
Não perca sua independência construtiva a troco de considerações humanas. A armadilha que pune o animal criminoso é igual à que surpreende o canário negligente.
Não acredite no elogio que empresta a você qualidades imaginárias. Vespas cruéis, por vezes se escondem no cálice de lírio.
Não se aflija pela aquisição de vantagens imediatas na experiência terrestre. Os museus permanecem abarrotados de mantos de reis e de outros "cadáveres de vantagens mortas".

ANDRÉ LUIZ


Katsuhika Hokusai


' Desde a idade dos seis anos eu tinha mania de desenhar a forma de objetos. Por volta dos cinquenta havia publicado uma infinidade de desenhos, mas tudo o que produzi antes dos sessenta nao deve ser levado em conta. Aos setenta e três compreendi mais ou menos a estrutura da verdadeira natureza, as plantas, as arvores, os passaros, os peixes e os insetos. Em consequencia, aos oitenta terei feito ainda mais progresso. Aos noventa penetrarei no misterio das coisas; aos cem, terei decididamente chegado a um grau de maravilhamento - e quando eu tiver cento e dez anos, pra mim seja um ponto ou uma linha, tudo será vivo.'

Katsuhika Hokusai

Nenhum comentário:

Postar um comentário